AGENDAPrancheta-2.png

Você confia em seus funcionários? Seu escritório pode estar dizendo o contrário.

Os trabalhadores são pessoas reais, não robôs. Os locais de trabalho físicos devem refletir isso.

 

Você não precisa ser um guru da administração para saber que as empresas têm um desempenho melhor quando os funcionários e gerentes confiam uns nos outros.

Os dados confirmam essa intuição aparentemente óbvia - e mais algumas. Métricas de confiança representam dois terços dos critérios que a revista Fortune usa em sua lista das "100 melhores empresas para se trabalhar". Essas empresas apresentam retornos anuais médios que são o triplo do S&P 500.

É claro que há muitas maneiras de fomentar a confiança no trabalho, desde retiros na empresa até processos transparentes de tomada de decisão. Mas uma estratégia que geralmente é esquecida é o design do local de trabalho bem pensado.

 

Os layouts de escritório que criam confiança fornecem aos funcionários o controle sobre seus espaços de trabalho - e permitem que eles determinem como e onde farão seu melhor trabalho.

No entanto, apesar dessa observação óbvia, o status quo existente no local de trabalho é um dos extremos. Com muita frequência, as pessoas acabam isoladas em fazendas de cubículos ou se afogam no barulho de um escritório aberto.

Não tem que ser assim: uma pesquisa do escritório de arquitetura mostrou que não importa se um local de trabalho é aberto ou fechado; um escritório aumentará a produtividade se for projetado para atender às necessidades específicas dos funcionários.

Aqui está uma lista que descreve algumas dessas necessidades:

1. Privacidade: dê um pouco aos funcionários, mesmo que isso não envolva um escritório remoto. Considere a necessidade de privacidade. Ninguém quer perturbar uma sala cheia de colegas com um telefonema alto - ou se encontrar com um cliente na frente de uma platéia.

Não é viável dar a cada funcionário um escritório particular. Mas os gerentes podem encontrar um meio termo para os funcionários que buscam privacidade. Algumas empresas estão fazendo isso revivendo uma relíquia do passado - uma espécie de "cabine telefônica".

A Microsoft, por exemplo, recentemente espalhou salas com painéis de vidro à prova de som por toda a sua sede em Seattle. Os funcionários os usam para realizar todos os tipos de tarefas que exigem concentração e silêncio, desde ligações para clientes até escrever códigos.

Essas cabines telefônicas são populares entre os trabalhadores porque adicionam privacidade e minimizam a autoconsciência. Mas também permitem que os gerentes mostrem que confiam em sua equipe para permanecer na tarefa, não importa onde estejam trabalhando.

2. Sentir-se "em casa": Faça os funcionários se sentirem assim, mesmo durante o trabalho.

Outras empresas estão demonstrando sua confiança em seus trabalhadores, fazendo-os se sentirem mais em casa. Os executivos do Airbnb modelaram  a sede de sua empresa a partir de apartamentos reais listados em seu site. A empresa incentiva os funcionários a fazerem seu trabalho em qualquer lugar, desde um convidativo sofá na sala de estar até um movimentado balcão de cozinha, dependendo da natureza de suas tarefas.

3. Assumindo a liderança: deixe os funcionários assumirem a liderança no design do local de trabalho.

Os empregadores podem ainda usar o design para sinalizar a confiança que têm em seus funcionários, capacitando-os a criar seus próprios espaços de trabalho.

Isso não significa armar todos no escritório com um rolo de pintura e uma marreta. Mas um elemento aparentemente tão pequeno quanto a mobília pode dar aos funcionários aquela sensação de liberdade e controle.

Os empregadores com visão de futuro estão fazendo exatamente isso. Antes de projetar sua nova sede em Milwaukee, Northwestern Mutual entrevistou seus funcionários e descobriu que eles queriam espaços de trabalho que pudessem mover e controlar. Nossa equipe na KI projetou o sistema resultante, chamado Tattoo.

Em vez de pegar seus pertences e ir para uma sala de conferências, os funcionários da Northwestern Mutual agora podem rodar suas mesas juntos para uma reunião de equipe improvisada. Um membro da equipe pode deslizar sobre uma parede móvel e usá-la como quadro branco para uma sessão de brainstorming. O executivo da Northwestern Mutual, Cal Schattschneider, disse que o novo design permite que "as pessoas trabalhem melhor, onde quer que estejam".

4. Você se preocupa: Mostre aos funcionários que você se preocupa com os interesses deles fora do trabalho.

Móveis flexíveis com múltiplos usos também podem comunicar aos funcionários que seus empregadores se preocupam com suas vidas fora do escritório. Considere um banquinho que funciona como um armário de armazenamento. Isso torna uma conversa improvisada mais fácil - e dá ao trabalhador um lugar para guardar sua bolsa de ginástica para que ela possa chegar à aula de ioga a tempo.

Ao permitir que os funcionários assumam o controle de seu ambiente, os executivos fazem mais do que construir confiança e comunidade. Eles economizam dinheiro também.

Os empregadores tendem a gostar de escritórios abertos em parte porque parecem menos caros; uma sala tem espaço para muitas pessoas. Mas quando as equipes podem reorganizar seus espaços de trabalho rapidamente, os empregadores não precisam ligar para as instalações ou pagar a conta de uma reforma massiva, que pode rapidamente chegar a centenas de milhares, senão milhões, de dólares.

A mensagem geral aqui? Os trabalhadores são pessoas reais, não robôs. Eles têm necessidades humanas específicas. Ao projetar espaços de trabalho físicos que permitem que os seres humanos que os ocupam ditem seu layout, os gerentes podem mostrar que realmente entendem seus funcionários - e criar confiança e comunidade no processo.

Se precisar criar ambientes no seu escritório corporativo. Temos uma equipe de consultores preparados para analisar sua necessidade e indicar as soluções para o seu caso. Entre em contato.