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10 exemplos de empresas com Arquitetura Corporativa e culturas fantásticas.

Ter uma ótima cultura empresarial não é mais apenas uma opção. Os trabalhadores de hoje consideram isso tanto quanto consideram salário e benefícios . Na verdade, a cultura fantástica da empresa é quase esperada  junto com outros benefícios tradicionais.

Embora a cultura que funciona para uma empresa possa não funcionar para outra, você pode aprender muito com empresas que estão fazendo isso da maneira certa e começar seus próprios hacks de cultura corporativa .

1. Zappos

A Zappos se tornou quase tão conhecida por sua cultura quanto pelos calçados que vende online. Como é essa cultura?

Tudo começa com uma entrevista de adequação cultural, que tem a metade do peso da contratação do candidato. Os novos funcionários recebem US $ 2.000 para desistir após a primeira semana de treinamento, caso decidam que o emprego não é para eles. Dez valores essenciais são incutidos em cada membro da equipe. 

 

Os aumentos de funcionários vêm de trabalhadores que passam em testes de habilidades e exibem maior capacidade, não da política do escritório. Partes do orçamento são dedicadas à formação de equipes de funcionários e promoção da cultura.

Grandes benefícios e um local de trabalho divertido e dedicado a deixar os clientes felizes, tudo isso se encaixa na abordagem da Zappos à cultura da empresa  - quando você acerta a cultura da empresa, um ótimo atendimento ao cliente e uma grande marca acontecem por si só.

Takeaway: a Zappos contrata de acordo com o ajuste cultural, em primeiro lugar. Ela estabeleceu o que é a cultura da empresa, e se encaixar nessa cultura é a coisa mais importante que os gerentes procuram ao contratar. Isso promove a cultura e os funcionários felizes, o que, em última análise, leva a clientes satisfeitos.

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2. Warby Parker

A Warby Parker fabrica e vende óculos de grau online desde 2010. Ela projeta seus próprios óculos e os vende diretamente aos clientes, eliminando o intermediário e mantendo os preços baixos.

A cultura da empresa na Warby Parker instiga “esmagamentos culturais” e uma das razões para esse nível de sucesso é uma equipe dedicada à cultura. Essa equipe significa que uma cultura positiva está na vanguarda, criando almoços, eventos e programas divertidos. 

 

A empresa garante que sempre haja um evento próximo, para que toda a equipe tenha algo pelo qual ansiar, e usa métodos para garantir que toda a equipe trabalhe bem em conjunto, insistindo que todos ajudem a manter as áreas de descanso limpas ou enviando funcionários aleatórios para almoçar juntos.

Levando em consideração: Warby Parker tornou a cultura da empresa deliberada ao criar uma equipe dedicada com a tarefa de criar eventos e programas para promover a comunidade. A grande cultura da empresa não acontece por si só.

3. Southwest Airlines

O setor de aviação civil costuma ser ridicularizado por funcionários mal-humorados e atendimento deficiente ao cliente, mas a Southwest Airlines contraria essas tendências. Os clientes leais à Southwest freqüentemente apontam para funcionários felizes e amigáveis ​​que se esforçam ao máximo para ajudar.

A Southwest não é nova no jogo. Está em operação há 43 anos. Ainda assim, de alguma forma, durante todo esse tempo, a empresa conseguiu comunicar seus objetivos e visão aos funcionários de uma forma que os tornasse parte de uma equipe unificada. 

 

A Southwest também dá aos funcionários “permissão” para irem mais longe para deixar os clientes felizes, capacitando-os a fazer o que precisam para cumprir essa visão.

Levando em consideração: os funcionários que estão convencidos de um objetivo comum mais amplo são pessoas que estão entusiasmadas por fazer parte de um propósito maior.

4. Twitter

Os funcionários do Twitter não param de falar sobre a cultura da empresa. Reuniões em telhados, colegas de trabalho amigáveis ​​e um ambiente voltado para a equipe em que cada pessoa é motivada pelos objetivos da empresa inspiraram esses elogios.

Os funcionários do Twitter também podem esperar refeições gratuitas na sede de São Francisco, junto com aulas de ioga e férias ilimitadas para alguns. Essas e muitas outras vantagens não são inéditas no mundo das startups. Mas o que diferencia o Twitter?

Os funcionários não param de falar sobre como adoram trabalhar com outras pessoas inteligentes. Os funcionários ficam entusiasmados por fazer parte de uma empresa que está fazendo algo importante no mundo, e há uma sensação de que ninguém sai até que o trabalho seja concluído.

Takeaway: Você não pode ter membros da equipe que são agradáveis ​​e amigáveis ​​uns com os outros, e são bons e amam o que estão fazendo. Nenhum programa, atividade ou conjunto de regras supera o fato de ter funcionários felizes e realizados que sentem que o que estão fazendo é importante.

5. Chevron

Embora as empresas de petróleo e gás sejam os principais alvos de muitas relações públicas negativas e ira pública, os funcionários da Chevron reagiram favoravelmente à cultura da empresa. Os funcionários compararam a Chevron com outras empresas semelhantes e apontaram “o caminho da Chevron” como sendo dedicado à segurança, apoiando os funcionários e membros da equipe que cuidam uns dos outros.

A Chevron mostra que se preocupa com os funcionários, fornecendo centros de saúde e fitness no local ou por meio de associações a clubes de saúde. Oferece outros programas voltados para a saúde, como massagens e treinamento pessoal. A Chevron insiste que os funcionários façam pausas regulares. Ou seja, a empresa mostra que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores e os colaboradores sabem que são valorizados.

Takeaway: a cultura da sua empresa não precisa ser mesas de pingue-pongue e cerveja grátis. Simplesmente fornecer aos funcionários uma sensação de segurança e bem-estar e criar uma política em que todos cuidem uns dos outros pode facilmente ser o suficiente.

6. SquareSpace

Esta startup de sucesso é regularmente votada como um dos melhores lugares para se trabalhar na cidade de Nova York e em São Paulo. A cultura de sua empresa é “plana, aberta e criativa”. Uma organização plana é aquela em que não há (ou há muito poucos) níveis de gerenciamento entre a equipe e os executivos. Essa abordagem é mais comum entre startups e pode ser difícil de manter à medida que a empresa cresce, geralmente exigindo a formação de grupos.

O SquareSpace também oferece benefícios e vantagens robustos, incluindo 100 por cento de cobertura de prêmios de seguro saúde, férias flexíveis, espaço de escritório atraente, refeições completas, cozinhas abastecidas, celebrações mensais, espaços de relaxamento e palestras periódicas. Benefícios sólidos como esses ajudam uma cultura, mas não são os únicos instigadores de uma cultura de sucesso. Líderes realistas e acesso direto à gestão têm um grande impacto.

Conclusão: os funcionários sentem que suas vozes podem ser ouvidas quando não são abafadas pelas camadas da gerência. Este nível de liberdade e capacitação cria funcionários confiantes e melhora o moral.

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7. Google

Quase pareceria errado não mencionar o Google em uma lista de empresas com grande cultura. O Google é sinônimo de cultura há anos e dá o tom para muitas das regalias e benefícios pelos quais as startups agora são conhecidas. Refeições gratuitas, viagens e festas de funcionários, bônus financeiros, apresentações abertas de executivos de alto nível, academias de ginástica, ambiente amigável com os cães e assim por diante. Os googlers são conhecidos por serem motivados, talentosos e estão entre os melhores dos melhores.

À medida que o Google cresceu e a organização se expandiu e se espalhou, foi difícil manter uma cultura uniforme entre a sede e os escritórios satélite, bem como entre os diferentes departamentos da empresa. Quanto maior uma empresa se torna, mais essa cultura precisa se reinventar para acomodar mais funcionários e a necessidade de gerenciamento.

Embora o Google ainda receba avaliações estelares quanto a salários, vantagens e promoções, também existem alguns funcionários que notam as dores de crescimento que você esperaria de uma empresa tão grande, incluindo o estresse associado a um ambiente competitivo. Contratar e esperar o melhor dos funcionários pode facilmente se tornar um fator de estresse se sua cultura não permitir um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Conclusão: até mesmo a melhor cultura precisa se revisitar para encontrar a equipe de uma empresa em crescimento. A cultura empresarial mais bem-sucedida leva a negócios bem-sucedidos, e isso requer uma cultura em evolução que possa crescer com ela.

8. REI

Para os entusiastas de atividades ao ar livre, a REI é há muito tempo a empresa a quem recorrer para obter ótimos equipamentos. Os colaboradores da REI, uma cooperativa onde os lucros beneficiam os seus sócios-proprietários, também concordam que este é um local onde a grandeza acontece, mesmo para além dos queridos parques de campismo e produtos outdoor. A missão da REI é preparar clientes e funcionários para atividades ao ar livre, não apenas para se divertir, mas também para promover o cuidado com o meio ambiente.

A REI diz que seus funcionários dão “vida ao seu propósito”, atribuindo firmemente o sucesso da empresa aos trabalhadores. O CEO da REI reconheceu que os funcionários podem obter benefícios em qualquer lugar, mas permitir que os funcionários voltados para o exterior mergulhem na cultura REI é o que o torna único. Os funcionários podem ganhar equipamentos por meio de “concessões de desafio”, onde enviam uma proposta para uma aventura ao ar livre que seria desafiadora. São realizadas reuniões regulares no estilo da prefeitura, onde os funcionários podem enviar perguntas anonimamente para ajudar a gerência a entender o que está acontecendo na empresa.

Levando em consideração: quando seus funcionários estão completamente imersos nos mesmos interesses de sua empresa, a cultura se impulsiona quase por conta própria. A cultura que pertence e é impulsionada pelas mesmas pessoas valoriza suas vozes.

9. Facebook

Assim como o Google, o Facebook é uma empresa que explodiu em crescimento, além de ser sinônimo de cultura empresarial única.

O Facebook oferece, assim como muitas empresas similares, muita comida, stock options, open office, lavanderia no local, foco no trabalho em equipe e comunicação aberta, um ambiente competitivo que fomenta o crescimento e aprendizado pessoal e grandes benefícios.

No entanto, o Facebook tem as mesmas dificuldades que empresas semelhantes: uma indústria altamente competitiva leva a um local de trabalho às vezes estressante e competitivo. Além disso, uma estrutura organizacional livre e orgânica que funcionou para a organização menor tem menos sucesso para a maior.

Para enfrentar esses desafios, o Facebook criou salas de conferência, tem prédios separados, muito espaço de roaming ao ar livre para intervalos e tem a gerência (até mesmo o CEO Mark Zuckerberg) trabalhando no espaço aberto do escritório ao lado de outros funcionários. É uma tentativa de uma cultura organizacional plana usando os prédios e o próprio espaço para promover um senso de igualdade entre os concorrentes.

Conclusão: quando sua empresa depende de novos contratados que se destacam em um campo competitivo, a cultura de sua empresa e quaisquer vantagens associadas provavelmente serão o ponto de inflexão para os candidatos. Você deve se destacar de outras empresas que disputam a atenção.

10. Adobe

A Adobe é uma empresa que se esforça para oferecer aos funcionários projetos desafiadores e, em seguida, fornecer a confiança e o suporte para ajudá-los a enfrentar esses desafios com sucesso. Embora ofereça benefícios e vantagens como qualquer empresa de criação moderna, a cultura da Adobe evita o microgerenciamento em favor de confiar que os funcionários farão o melhor.

Os produtos Adobe são sinônimos de criatividade, e, somente evitando o microgerenciamento, as pessoas que criam esses produtos são verdadeiramente livres para criar. Por exemplo, a Adobe não usa classificações para estabelecer as capacidades dos funcionários, sentindo que isso inibe a criatividade e prejudica a forma como as equipes trabalham. 

 

Os gerentes assumem o papel de coach, mais do que qualquer coisa, permitindo que os funcionários estabeleçam metas e determinem como devem ser avaliados.

Os funcionários também recebem opções de ações para que saibam que têm uma participação e uma recompensa no sucesso da empresa. O treinamento e a cultura contínuos que promovem a assunção de riscos sem medo de penalidades fazem parte da cultura corporativa aberta da Adobe.

Levando em consideração: confiar em seus funcionários contribui muito para a cultura positiva da empresa, porque a confiança leva a funcionários independentes que ajudam sua empresa a crescer.

Conclusão

 

Muitas dessas empresas oferecem vantagens e benefícios semelhantes, mas eles não determinam a cultura completamente. A abordagem da forma como os funcionários são tratados e o nível de propriedade e confiança que recebem também são uma parte fundamental da cultura da empresa.

Uma palavra de cautela: focar na cultura da empresa com a exclusão de outras considerações sobre a força de trabalho (segurança, leis, regulamentos) pode levar a abusos ou criar situações em que os funcionários não se sintam confortáveis. Mesmo os melhores exemplos de cultura nesta lista têm detratores.

Lembre-se de que a melhor cultura faz com que todos os funcionários se sintam seguros e bem-vindos, nunca excluídos ou incomodados. Focar apenas no “ajuste à cultura” dificulta a contratação e as boas-vindas à funcionários diferentes da cultura predominante, mesmo que sejam um ativo e um grande contrapeso para sua empresa. A cultura da sua empresa precisa ser ajustada se isso fizer com que você termine com uma equipe homogeneizada que pensa e age da mesma forma.

 

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